Olhem atentamente para esta foto. Leitores mais antigos reconhecerão, facilmente, alguns dos confrades à mesa. Chamo atenção para o “terroir” onde a foto foi tirada: mesas e cadeiras de plástico, talheres comuns, taças chamadas ‘meio cristal’ e sem maiores requintes, um improvisado balde de gelo feito a partir de um pote de margarina envolto em folha de alumínio e guardanapos de papel, é claro.

Estamos, literalmente, na calçada, ao ar livre.

Alguém parece aborrecido com isto?

Pelo contrário, foi um belo almoço, a comida lá é maravilhosa!

O mais importante é que não havia nem pompa e nem circunstância para preocupar ninguém. Como peixes e frutos do mar eram a tônica do cardápio, os vinhos brancos e espumantes foram os coadjuvantes perfeitos.

Degustamos alguns estilos bem diferentes entre si: Vinho Verde, Sauvignon Blanc e Chardonnay. Cada um levou o que achava mais adequado, sem stress.

Existem enófilos que dedicam muito tempo na hora de escolher um vinho. Analisam se é para sua adega, presentear ou para levar para um encontro. Se preocupam demasiadamente com detalhes que, provavelmente, vão passar despercebidos na hora de serem degustados. Nem sempre resultado corresponde a tanta dedicação.

Esquecem que o melhor propósito, na hora de abrir e compartilhar um vinho, é a diversão.

Sem querer esgotar este assunto, há alguns erros que todos cometemos, talvez por desconhecimento ou simplesmente por temer alguma gafe no momento da escolha, na conversa com o Sommelier de um restaurante, ou mesmo nas reuniões informais, como a da foto que ilustra este texto.

Relaxem!

A primeira recomendação é:

– O mundo do vinho não é para ser levado tão a sério, como você imagina.

Reconheço que é intimidador entrar numa loja de vinhos e encarar as prateleiras cheias opções. Mesmo num supermercado as ofertas podem parecer confusas demais.

No fundo, somo nós que complicamos. Seguir algumas regrinhas básicas, neste momento, pode ser tudo o que se precisa para ficar com um sorriso no rosto.

Se vale um conselho, não compre um vinho só porque tem um rótulo bonito, nome interessante e é barato.

Responda esta questão: estou comprando para mim ou para outra pessoa?

As razões de cada resposta podem ser diametralmente opostas, mas não deveriam ser.

Mais uma recomendação:

– Presenteie com os mesmos vinhos que você gosta e está habituado a comprar. Não invente. Não saia da sua zona de conforto.

Esta afirmação vale também para quando você for instado a levar o vinho que será servido.

Esqueça a harmonização perfeita ou o que dizem os especialistas. Se lhe pediram ajuda é porque confiam no seu bom gosto. E isto basta.

Há um corolário importante: nunca presenteie ou leve, de surpresa, um vinho para uma comemoração imaginando que será servido. Isto pode ser um grande transtorno para o anfitrião. É o show dele, não o seu…

Uma última recomendação:

– Ouse sempre que puder, mas com você primeiro.

Nada é mais divertido do que fazer novas descobertas. Mas antes de revelar o seu novo tesouro, tenha certeza que poderá ser apresentado para seus pares, sem causar estranhezas.

Para fazer novas escolhas com segurança, não hesite em pedir ajuda aos profissionais que atendem nas boas lojas ou leia a opinião dos principais críticos. Mas não fique só nisto. Forme o seu próprio conceito a respeito de uma descoberta recente. Leia rótulo e contrarrótulo, pesquise um pouco sobre a região produtora e sobre a casta, se lhe for desconhecida. Prove ele puro e acompanhado de um alimento, qualquer um, sem se preocupar em harmonizar nada.

Tire suas próprias conclusões e seja feliz.

Se achar que pode compartilhar com os amigos, melhor: expandiu sua zona de conforto.

Saúde, bons vinhos e muita diversão!

Vinho da Semana: o nosso parceiro, Casa Rio Verde/Vinho Clube está com ótimas ofertas de trios e quintetos.

Trio Espanha – $$

– Vinho Tinto Espanhol Casa Maria Tempranillo 2015

– Vinho Tinto Espanhol La Villa Real Tempranillo Roble La Mancha D.O. 2015

– Vinho Tinto Espanhol Gran Campellas Crianza 2013

Ótima oportunidade para descobrir novos aromas e sabores.

Compre aqui: www.vinhosite.com.br