Beber vinho está na moda. Supermercados não só colocaram suas prateleiras em destaque como aumentaram a oferta incluindo, até mesmo, ajuda de um expert para fazer a seleção do que vai ser comprado. Nas grandes capitais, multiplicam-se as lojas especializadas. Enfim, já existe todo um setor dedicado a explorar este crescente mercado.

Muitos consumidores acreditam que vinho é uma bebida para ocasiões especiais ou que exige um ritual para ser apreciado, o que nem sempre é verdade. O resultado final é que por desconhecimento ou inibição, opta-se por outra bebida, mais fácil.

Enquanto nossos vizinhos, Argentina, Uruguai e Chile são grandes consumidores, com médias anuais acima de 20 litros por ano por pessoa (na Argentina chega a 40 litros), no nosso país o consumo não chega a 2 litros por ano por pessoa. Muito pouco.

Historicamente este insignificante volume tem origem na baixa qualidade do vinho produzido por aqui, neste caso, os vinhos populares de garrafão feitos a partir da uva Isabel que não é vinífera. Contribui, também, na alta taxação para importar vinhos e o desconhecimento genérico do consumidor em potencial.

Nem mesmo a alardeada ideia de que 1 ou 2 cálices de (bom) vinho, por dia, podem trazer enormes benefícios à saúde conseguiu mudar este quadro. Temos um longo caminho pela frente até nos tornarmos produtores e consumidores respeitados. O lado positivo é que muita coisa já está sendo feita.

Adquirir um conhecimento básico, que permita chegar num bom restaurante, abrir a carta de vinhos e fazer uma boa escolha não é difícil e pode ser muito divertido.Existem várias opções de cursos nas principais cidades. Pesquisando aqui e acolá, fizemos uma relação do que pode ser interessante.

– Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) – Seu curso básico é o mais famoso do país, tem sedes em S. Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Brasília, Minas Gerais e Bahia. Entre no site e descubra mais.

SP – http://www.abs-sp.com.br ou http://www.abs-campinas.com.br(Campinas)

RJ – http://www.abs-rio.com.br

MG – http://www.abs-minas.com.br

BA – http://abs-ba.com.br/home/

– Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho – é a mais antiga do Brasil. Oferece bons cursos. Tem sedes em S. Paulo e Rio Grande do Sul. Saiba mais em:

SP – http://www.sbavsp.com.br/

RS – http://www.sbav.com.br/novo2004/

Além destes, o SENAC oferece diversos cursos, inclusive um profissionalizante de Sommelier. Existem, também, cursos independentes, muitas vezes oferecidos por vinícolas, lojas de vinho ou mesmo escolas particulares. Consulte esta lista abaixo:

Mar de vinhos (RJ) – http://www.mardevinho.com.br/

Belo Vinho (MG) – http://www.belovinho.com.br/

Degustadores sem Fronteiras (SP) – http://www.degustadoresemfronteiras.com.br/

Ciclo das Vinhas (SP) – http://www.ciclodasvinhas.com.br/

Duas vinícolas tradicionais, Miolo (http://www.miolo.com.br/cursos/) e Salton (http://www.salton.com.br/novo/cursos.aspx?pg=vinhos) oferecem cursos, às vezes itinerantes. Consulte os respectivos sites para maiores informações.

Não podemos esquecer nem do mercado editorial e nem da Internet. Uma boa pesquisa nas livrarias da sua cidade ou na rede pode trazer ótimos resultados.

Para não deixar ninguém com sede, aqui vai a nossa primeira indicação:

t1
Tilia Malbec Syrah 2009 
Argentina/Mendoza (http://www.bodegasesmeralda.com.ar/index.html)
Combinando duas castas de grande exuberância, o Tilia Malbec/Syrah é um vinho macio, maduro e incrivelmente saboroso, mostra um estilo moderno, mas muito equilibrado, impossível de não gostar.
Se não encontrar nas boas lojas de sua cidade, pode ser comprado diretamente do importador, Vinci Vinhos: http://www.vincivinhos.com.br/default.aspx
Saúde !