Como todo autor, seja de pasquim, novela ou folhetim, o melhor fica para o final. Visitar uma vinícola não pode ficar só no que interessante ou soltar o clássico “gostei deste”, na hora da degustação. Nosso programa, desta vez, era curtir a Enogastronomia oferecida pelas vinícolas mais importantes, aquelas que visam o segmento de alta gama, onde não se fala em degustar um vinho desacompanhado, seja de boa comida ou de boa companhia. Embora a Finca La Celia tenha nos cativado, não nos ofereceram uma opção de um almoço harmonizado. A pousada só seria inaugurada na semana seguinte à nossa visita. Optamos pela Andeluna Cellars, uma empresa que exporta praticamente tudo que produz. Hoje pertence ao Mr. Lay (é assim mesmo que todos se referem a ele), aquele das batatas fritas. Ali, só vinho top.


Começamos pela arquitetura, uma beleza. Não existe um restaurante, mas uma cozinha, com algumas mesas, preparadas para receber o dono e seus convidados quando estão na terra. Nos intervalos, os pobres mortais podem contratar um almoço, que é preparado de forma exclusiva.

A bossa, neste caso é harmonizar, além dos vinhos, os pães, feitos na hora, com cada prato servido. A seguir, a sofisticação do menu degustado: (tire dúvidas lá no final)
PRIMER PASO
Sopa tibia de maíz, anís estrellado, quinoa, crocante y chips de batatas dulces.
Pan: Tostada de focaccia.
Vino: Andeluna Reserve Chardonnay 2006
 SEGUNDO PASO
Tarta de remolachas asadas, queso azul, ensalada de brotes y pistachos tostados.
Pan: café y pimienta
Vino: Andeluna Merlot 2010
TERCER PASO
Roll de trucha salmonada, queso atuel, verduras de estación asadas, puré dulce de batatas.
Pan: Budín integral con cerezas y semillas de girasol.
Vino: Andeluna Reserva Malbec 2006
CUARTO PASO
MAIN COURS: Pastel de cordero, crocante de parmesano y manzanita com tomillo
Pan: tortita de grasa
Vino: Andeluna Grand Reserve Pasionado 2005
QUINTO PASO
Entre sabores – Pequeño trago.
SEXTO PASO
Postre: Mil hojas de manzanas verdes, arrope de higos y helado de canela ahumada.
Vino: Andeluna Reserva Chardonnay 2006
(o menu pode variar conforme a estação e a disponibilidade de alguns itens).
Embora esteja escrito em espanhol, não é difícil de decifrar. Posso assegurar que foi algo
I.N.E.S.Q.U.E.C.Í.V.E.L!
A foto, a seguir, dá uma ideia da vista. As temperaturas eram baixas e a lareira ajudou a manter tudo num ambiente acolhedor e confortável.

Detalhe da sobremesa e do melhor vinho do almoço: (reparem que está quase vazia…).

Houve outro almoço, no dia seguinte, na vinícola, “Premium”, Terrazas de Los Andes, pertencente ao grupo Chandon. Não vamos entrar em detalhes. A seguir, fotos do local, do cardápio oferecido e de alguns dos pratos. 

Agora só nos resta plagiar, descaradamente, um dos cozinheiros televisivos, o Anonymus Gourmet, que termina seu show com um bordão clássico:

Voltaremos!
Dica da Semana:

Andeluna Malbec 


País: Argentina/Mendoza

Produtor: Andeluna Cellars
Safra: 2009
Rubi intenso com reflexos violáceos. No nariz remete à aromas florais e de frutas, notas de baunilha e toques de doce de leite e chocolate, resultado de sua passagem em barrica de carvalho. Equilibrando estrutura e corpo, apresenta sensações adocicadas com taninos maduros e final de boca muito agradável. Pontuação: 88 Wine Spectator


Pequeno dicionário espanhol – português:
Tíbia – morna
Maíz – milho
Remolacha – beterraba
Brotes – brotos
Budín – pudim, neste caso um pãozinho muito macio
Arrobe – xarope
Helado – sorvete
Pastel – não é a nossa iguaria. A carne do cordero é assada dentro de uma massa, o “pastel” e servida a parte. A massa não é consumida.