A maioria dos participantes da Confraria da Lagoa aderiu, recentemente, a um clube de vinho. Todos estão muito satisfeitos com a opção a ponto de cobrarem uma matéria a respeito. Vamos pagar esta dívida.

Tudo começou com uma brincadeira quando alguém lembrou que, no clube do qual fazia parte, quem indicasse um novo sócio ganhava um cupom para comprar uma garrafa. O novo sócio aceito também receberia a cortesia. Foi uma verdadeira reação em cadeia quando uma regra informal foi adotada: quem ganhasse o cupom convidava o novo sócio para degustar a garrafa brinde e vice-versa.

Estão bebendo vinho até agora…

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Brincadeiras à parte, estes clubes de vinhos podem ser muito interessantes ou plenamente decepcionantes, tudo vai depender do desejo de cada um. O ponto mais forte é preço oferecido, sempre menor que a média do mercado, desconto obtido em função do volume de compras. Um dos mais populares clubes já conta com mais de 200 mil sócios em todo o Brasil.

Como Funcionam?

Assim como outros clubes de compras, o novo sócio escolhe um plano de adesão com opções que vão do básico até o sofisticado. Mensalmente é oferecida uma seleção de rótulos, dentro de cada plano. Pode-se recusar a oferta ou mesmo alterar o seu conteúdo, mas se não houver nenhuma manifestação ela será enviada automaticamente. Algumas destas empresas contam com um extenso catálogo com diversas opções para sócios ou não.

Vantagens

Os preços são sempre convidativos. O segundo ponto importante é a comodidade, recebe-se uma boa seleção (depende da curadoria de cada clube) resolvendo aquela dificuldade de escolher numa loja ou supermercado. Para quem consome vinhos regularmente é um achado. A variedade é o terceiro ponto forte o que torna esta experiência uma boa fonte de aprendizado. Periodicamente são oferecidas promoções especiais, brindes, acessórios, cursos e até descontos em restaurantes ou em eventos relacionados ao mundo do vinho. Newsletters, revistas ou luxuosos catálogos repletos de boas informações são enviados periodicamente.

Desvantagens

A primeira delas é que ficamos “amarrados” a um clube o que, teoricamente, é um limitador. Um dos prazeres dos enófilos é descobrir, garimpar, pesquisar aquele vinho que pode ser a garrafa dos nossos sonhos. O clube é o oposto disto, alguém vai selecionar os vinhos e tudo que faremos será dizer sim ou não. Outro ponto negativo está relacionado à qualidade do que nos vão ofertar: dependendo da seriedade do grupo podem ser oferecidos produtos incompatíveis com o esperado. Dificilmente vinhos icônicos ou de produção limitada serão ofertados neste sistema de venda, que por sua característica de grandes volumes vai optar por vinhos do dia a dia. São comuns problemas de ordem burocrática, remessas que nunca chegaram, troca dos produtos sem aviso prévio, etc.. Por último, depois de algum tempo de associação, começam a se repetir as ofertas o que deixa de ser interessante.

Os Clubes

Existem para todos os gostos e bolsos. A maioria deles oferece seleções vindas dos principais países produtores enquanto uns poucos enfatizam um determinado estilo ou país produtor.

Apresentamos a seguir uma relação dos clubes mais conhecidos, em ordem alfabética. Lembramos aos leitores que esta coluna não indica nenhum deles especificamente e não se responsabiliza pela qualidade de suas ofertas. Consultem um site de reclamações antes de fazer uma opção. Escolher bem o clube é fundamental.

Novos clubes surgidos após a publicação desta matéria: (jan/2017)

Vinho site/Vinho Clube – (http://www.vinhosite.com.br/clube-do-vinho-vinhoclube) – importadora Casa Rio Verde

Clube do Vinho Cruzeiro – (http://www.clubedovinhocruzeiro.com.br/) – primeiro clube de vinho temático, voltado para os torcedores do Cruzeiro Esporte Clube. Uma parceria com a importadora mineira Casa Rio Verde.

Confraria Grand Cru – (https://www.confrariagrandcru.com.br/) – importadora Grand Cru

Pão de Açúcar Viva Vinhos – (http://www.paodeacucar.com.br/viva-vinhos) – operado pelo supermercado Pão de Açúcar

Le Club – (http://loja.chezfrance.com.br/le-club) – vinhos franceses

Lista Original Atualizada em set/2016

Clube Adega – (http://www.clubeadega.com.br) – ligado a Revista Adega

Clube VinoGourmet – (http://www.clubevinogourmet.com.br)

Clube W – (http://www.wine.com.br/clubew) – o maior do país

Dionisio Wineclub – (http://www.dionisoclubedevinhos.com.br/) – um dos mais sofisticados

Empório Gastrô – (http://www.emporiogastro.com.br/clube)

eVino – (https://www.evino.com.br/clube-evino-escolha)

>Golden Wine Club – (http://www.winexpress.com.br/goldenwineclub)

Grand Cru Brasília – (http://www.grandcrubsb.com.br/index.php/clube-do-vinho)

Gourmet Butler – (http://www.gourmetbutler.com.br) Em seu lugar surgiu o:

Clube de vinhos GB – (http://www.clubedevinhosgb.com.br/)

Selo Reserva – (https://www.seloreserva.com.br/subscription)

Sociedade da Mesa – (http://www.sociedadedamesa.com.br) – um dos mais antigos e tradicionais

Smartbuywines – (http://www.smartbuywines.com.br/WineClubs.aspx) – importadora Smart Buy

Vinhos de Bicicleta – (http://vinhosdebicicleta.com.br) – ênfase em vinhos artesanais

Vinitude – (http://www.clubedosvinhos.com.br)

Winelands – (http://www.winelands.com.br/clube)

Winestore – (http://www.winestore.com.br/loja/confraria.html) – adota o termo Confraria em lugar de Clube

Winet – (http://www.winetclub.com.br)

Dica da Semana: este é para deixar todo mundo em dúvida se deve ou não entrar para um clube…

14777-club2b2Antinori Pinot Nero Castelo de la Sala

Um Pinot Nero muito interessante que apresenta bela complexidade aromática, boa mineralidade e estrutura. Um “Borgonha” da Úmbria!
Coloração típica vermelho-rubi brilhante. Aromas com notas de cereja, framboesa e leve toque de especiarias.
Muito agradável e elegante no palato com o tradicional caráter frutado desta casta. Muito bem vinificado.
Harmoniza corretamente com peixes, aves como codorna ou perdiz e carnes vermelhas grelhadas ou assadas.