Eventos, Feiras e Degustações – Como Participar

O tema desta semana decorre da coluna anterior. Alguns leitores gostariam de participar destes eventos, mas não sabem como fazê-lo. Vamos apresentar algumas opções.

Existem diversos tipos de eventos sobre vinhos, que se dividem em dois grupos: abertos e fechados.

Os “fechados” são voltados para quem trabalha efetivamente no ramo, Sommeliers, comerciantes, restaurateurs e, às vezes, jornalistas e outros formadores de opinião.

São promovidos pelas empresas importadoras e distribuidoras que emitem convites diretamente aos clientes em perspectiva. Muito difícil participar de um destes, a menos que sejamos indicados por um profissional. Muitas vezes, como forma de restringir a participação a quem realmente interessa, é exigido, no mínimo, um cartão de visitas ou carta de apresentação do seu local de trabalho.

Os eventos abertos são voltados aos dois públicos, profissionais e enófilos. Podem ser gratuitos ou pagos, com horários específicos para a participação de cada grupo. Em geral os profissionais têm direito a um horário mais cedo.

Uma atividade paralela e muito disputada são as Master Class e Degustações Dirigidas. São aulas especiais, conduzidas por grandes nomes do vinho, com uma extensa lista a ser degustada. Na maioria das vezes, quando são divulgadas, já estão com a lotação esgotada, o que as tornam os eventos mais difíceis de conseguir uma inscrição.

Existem confrarias que mantém um membro encarregado de monitorar e inscrever seus membros, com grande antecedência, muitas vezes um ano antes. Para descobrir estas joias, vale tudo: pesquisa nos sites dos organizadores, Twitter, Instagram, Facebook, amizades importantes, muitos e-mails e uma boa dose de paciência e sorte.

Uma estratégia é ser sócio de uma associação de vinhos como a ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) ou a SBAV (Sociedade Brasileira de Amigos do Vinho). Promovem cursos, suas próprias degustações e através das suas “newsletters”, divulgam a maioria dos eventos. Sócios geralmente pagam preços diferenciados.

Existem eventos tradicionais, abertos a todos. Os mais famosos são:

FENAVINHO – Festa Nacional do Vinho, que acontece anualmente em Bento Gonçalves. Saiba mais neste link:

http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/a-cidade/feiras-e-eventos-permanentes/fenavinho-brasil-festa-e-feira-nacional-do-vinho

FENACHAMP – Festa do Espumante Brasileiro, em Garibaldi.

http://www.fenachamp.com/blog/

EXPOVINIS – a maior feira de vinhos do Brasil, em São Paulo.

http://www.expovinis.com.br/pt/

Vale a pena participar, nem que seja por uma única vez. Ótima oportunidade para conhecer vinhos e se cadastrar nas vinícolas e lojas de vinho. Desta forma, seremos informados dos eventos em curso.

Uma outra feira que tem se destacado é o Encontro dos Vinhos, realizado nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Maceió, Recife, São José dos Campos e Curitiba.

Para maiores informações acesse sua página na Internet:

http://www.encontrodevinhos.com.br/

Portugal, Chile, Argentina, Uruguai e Itália, principalmente, organizam periodicamente eventos como o descrito na coluna passada. São produzidos por associações dos produtores de vinhos de cada país. Eis alguns links:

Wines of Portugal – http://www.winesofportugal.com/br

Essência do Vinho – http://www.essenciadovinho.com/

Wines of Argentina – http://www.winesofargentina.org/pt

Wines of Chile – http://www.winesofchile.org/en

Wines of Uruguay – http://winesofuruguay.com/

Instituto do Vinho Italiano – http://www.istitutograndimarchi.it/

(Há muito tempo não organiza nada por aqui)

A técnica é fazer o cadastro para receber a newsletter e se habituar a frequentar a página indicada, prestando atenção ao que acontece nos links para as redes sociais.

Quando um evento for anunciado, corra para fazer a inscrição. O número de participantes é limitado.

Para os vinhos brasileiros existe o IBRAVIN. Promove algumas boas degustações em diversas cidades brasileiras, mas o calendário é meio irregular. Vale a pena colocar o link da página de eventos nos favoritos do seu navegador:

http://www.ibravin.org.br/Eventos

As grandes importadoras como Mistral, Vinci, World Wine, também promovem degustações, palestras e cursos, geralmente pagas, mas com ótimos vinhos. Quase sempre o preço do ingresso pode ser usado como desconto numa compra.

Novamente a técnica é fazer um cadastro ou compra on-line. Os clientes assíduos são avisados das promoções e eventos com boa antecedência.

Links:

Casa Rio Verde – http://www.casarioverde.com.br/ ou http://www.vinhosite.com.br

Mistral – https://www.mistral.com.br/

Vinci – https://www.vinci.com.br/

Decanter – http://www.decanter.com.br/

World Wine – http://www.worldwine.com.br/

Zahil – https://www.zahil.com.br/

Interfood – http://www.interfood.com.br/marcas/vinhos.php

Algumas vinícolas brasileiras promovem cursos e degustações periodicamente:

Miolo – http://www.miolo.com.br/cursos/

Valduga – http://www.casavalduga.com.br/enoturismo/cursos/

Para finalizar, Oscar Daudt, um enófilo mais que apaixonado por vinhos, mantém uma página que reúne as melhores informações sobre o mundo do vinho. Divulga eventos, cursos, lojas, restaurantes, sorteios e os vinhos que importa diretamente. Um belo serviço que ele nos presta.

Prestigie seu trabalho neste link:

http://www.enoeventos.com.br/

Saúde e bons vinhos, agora mais que nunca.

Vinho da Semana: organize um evento para chamar de seu.

Trio de Vinhos Tintos – $$

Vinho Tinto Chileno Valdemoro Carménère 2015
Vinho Tinto Espanhol Montefrio 2015
Vinho Tinto Espanhol Don León 2015

Compre aqui: www.vinhosite.com.br (*)

(*) procure em Seleção Bons & Baratos.

2 Comments

  1. Sandra Magliano

    Como posso trabalhar nesses eventos?

    Obrigada,

    Sandra

    • Tuty

      Sandra
      Existem dois caminhos:
      1 – Trabalhar numa das empresas que participam, com seus vinhos, nestes eventos. Podem ser as importadoras, lojas especializadas, empresas de alimentação e congêneres. A maioria das pessoas que atuam neste ramo tem curso de Sommelier ou sólidos conhecimentos sobre vinhos;
      2 – Ser contratada por uma das empresas que organizam o evento, geralmente da área de comunicação empresarial ou produção de eventos.
      Procure, na sua cidade, um curso nos moldes dos da ABS ou do SENAC. Lá você sempre encontrará alguma oportunidade neste segmento profissional.
      Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2024 O Boletim do Vinho

Theme by Anders NorenUp ↑