O tópico de hoje nem poderia ser chamado de aguardentes vínicas, seria um desrespeito a tão nobres e importantes bebidas. São tão sofisticadas e antigas que quase ninguém mais lembra que só existem por que o vinho existe. Vamos mergulhar no interessante mundo do Cognac, do Armagnac e do Brandy de Jerez. 
O Cognac (conhaque) 
Antes de qualquer outro esclarecimento, o texto a seguir não se refere, definitivamente, à bebida homônima, popular, servida nos botequins da esquina, inclusive uma vinda do alcatrão… 

O verdadeiro conhaque só é produzido na França e está protegido por uma série de leis que regulam sua produção, denominação e até as uvas que podem ser empregadas. Cognac é o nome de uma cidade francesa, na região vinícola de Charente e Charente-Maritime, onde a bebida se originou. Deve ser produzida a partir de uma vinificação especial, muito seca, ácida e com pouco corpo (não se pode beber este vinho), obtida pela fermentação das uvas brancas: Ugni ou Trebbiano, Folle e Colombard. 
Este líquido é destilado duas vezes, em alambiques de cobre e envelhecido, por pelo menos 2 anos, em barris de carvalho, antes de ser comercializado. Só podem ser usadas as barricas que foram produzidas com madeira das florestas de Tronçais ou de Limousin. 

Destilador de Conhaque 

Classificação 
V.S. (very special) ou *** (3 estrelas) – indica uma mistura de diferentes destilações na qual a mais nova foi amadurecida por 2 anos, no mínimo, em barril de carvalho. 
V.S.O.P. (very superior old pale) – indica uma mistura de diferentes destilações na qual a mais nova foi amadurecida por 4 anos, no mínimo, em barril de carvalho, mas a idade média, dos barris, é muito mais velha.
X.O. (extra old) – indica uma mistura de diferentes destilações na qual a mais nova foi amadurecida por 6 anos, no mínimo, em barril de carvalho. Tradicionalmente, esta classe envelhece por mais de 20 anos. A partir de 2016 o tempo mínimo de amadurecimento para a destilação mais jovem da mistura, passará para 10 anos. 

Evolução da cor do conhaque 

O Armagnac (Armanhaque) 

Muitas vezes confundido com o conhaque, também herdou seu nome da região onde é produzido, na Gasconha, sudoeste da França. É obtido a partir de um vinho fermentado com as uvas Ugni, Colombard, Folle e Baco22A e destilado, uma única vez, numa coluna de destilação, seguido de longos períodos de envelhecimento. 

Coluna de destilação 

Foi o primeiro destilado a ser produzido na França, inicialmente com fins medicinais. Até hoje, acredita-se nas suas propriedades médicas que auxiliariam no tratamento da obesidade e das doenças cardíacas: a região do Armagnac tem o menor índice do mundo. (beber com moderação) Classificação 
São classificados da mesma forma que os conhaques: V.S; V.S.O.P; X.O. A estas, se acrescenta mais uma categoria: 
Hors d’âge – indica que a destilação mais jovem da mistura é envelhecida por 10 anos, no mínimo. 
O Sherry Brandy (Aguardente de Jerez) 

Quase todo produtor de Jerez faz um brandy. A curiosidade fica por conta da origem dos vinhos, que não são os mesmos utilizados para o Jerez – não se destila um Jerez. Basicamente, vem de diversas áreas da Espanha, e a uva mais comum é a Airen. Recebe o nome por ser produzido nas regiões de Jerez de La Frontera, Sanlúcar de Barrameda ou El Puerto de Santa Maria. Sua origem remonta ao período dominado pelos Mouros. Como não podiam beber o vinho ali produzido, por motivos religiosos, passaram a destilá-lo para obter álcool com fins medicinais ou para perfumaria. A história não registra quando resolveram envelhecê-lo em barris de carvalho, nascendo esta famosa bebida. 
As regras de produção são simples: 
– podem ser utilizados alambiques ou colunas de destilação, todos de cobre (destilação simples); 
– devem ser produzidos na região demarcada; 
– serão envelhecidos em barris de carvalho americano, de 500 litros, previamente usadas para o Jerez; 
– é obrigatório o uso de Soleras e Criaderas. 
Classificação: 
Brandy de Jerez Solera– é o mais jovem e frutado. 1 ano de envelhecimento e no mínimo 150mg de matéria volátil por 100 cc de álcool; 
Brandy de Jerez Solera Reserva – 3 anos de amadurecimento e 200mg de matéria volátil por 100cc de álcool; 
Brandy de Jerez Solera Gran Reserva – 10 anos de envelhecimento e 250mg de matéria volátil por 100cc de álcool; 
O Ícone 

Este é o Touro de Osborne, figura criada para promover o Sherry Brandy deste produtor. Tornou-se tão popular que hoje é adotado como um símbolo, informal, da Espanha. A bandeira com o touro é comum em estádios de futebol e outra competições esportivas. 
Serviço 
Estas são bebidas de inverno ou dias muito frios. São servidas em um copo baixo e bojudo e, na maioria das vezes, ligeiramente aquecida.

Podemos empregar um dispositivo como o da foto ou simplesmente segurar a taça com as duas mãos, por alguns minutos. 

Dica da semana: As bebidas desta categoria são extremamente caras. Algumas são vendidas em garrafas de cristal, verdadeiras obras de arte. Depois de extensas pesquisas, indicamos este produto: 

Brandy Fabuloso – Solera 
Produtor: Hidalgo / Espanha / Jerez 
Rico, macio e muito equilibrado, este belo destilado oferece grande classe e complexidade, com excelente relação qualidade/preço.