Um dos programas de maior sucesso nas TVs de todo o mundo é o “Caçadores de Mitos” (Mythbusters), no qual dois apresentadores e mais uma equipe de habilidosos ajudantes se esmeram em destruir ou confirmar uma enxurrada de mitos que passeiam por nossas vidas deste épocas remotas. O programa é uma aula de ciências muito bem feita, capaz de prender a atenção de crédulos e incrédulos.
 
Mas ainda não apareceu, neste show, um episódio sobre vinhos e seus mitos, embora tenham apresentado alguns casos sobre bebidas alcoólicas em geral. Um deles, que envolvia enganar um bafômetro, foi bastante divertido e instrutivo (não conseguiram…).
 
Para ajudar nesta aventura, a partir desta semana vamos conhecer alguns falsos conceitos em que se apoiam vários ‘eno alguma coisa’ para atrapalhar o simples e delicioso ato de beber um bom vinho.
 
#1 – Quanto mais caro melhor (o vinho!)
 
Já estou vendo olhares assustados e ‘bicos’ torcidos. Difícil negar que existe uma relação direta entre custo e qualidade em quase tudo na vida. No mundo do vinho não é, exatamente, uma exceção.
 
Mas há controvérsias…
 
O custo de um vinho para o produtor é diretamente ligado ao fator rendimento (a quantidade necessária de uva). A regra é direta, quanto menor (mais uvas por litro de vinho), melhor será o produto final. Além disto, o volume final tende a ser menor à medida que se consomem mais insumos. Não se questiona isto. Pagamos caro para ter um produto quase exclusivo.
 
Inúmeros exemplos estão à nossa disposição, o mais famoso talvez seja o Romanée-Conti, um espetacular Pinot Noir da Borgonha do qual são produzidas 6.000 garrafas por safra. Leva de 6 a 12 anos para ficar no ponto certo de maturação e ser consumido. O preço ao consumidor final vai às alturas e, cá entre nós, isto já deixou de ser vinho e virou mito engarrafado.
 
 
Vale isto tudo?
 
Provavelmente sim. Infelizmente não estou entre os ‘ricos mortais’ que tiveram a oportunidade de prová-lo. Tampouco é sobre este tipo de vinho que estamos discutindo: este tem a obrigação de ser bom.
 
Esta moeda tem outro lado: paga-se caro por um vinho que encontramos numa loja especializada, recomendado por algum especialista e simplesmente não gostamos.
 
Acredite, este tipo de produto existe aos montes, para nosso desespero.
 
Uma quase diabólica conjunção de fatores criam estes monstros, cada vez mais comuns:
 
– o produtor precisa aumentar as suas vendas;
– o distribuidor faz um marketing agressivo;
– um ‘crítico’ é envolvido no esquema até com garrafas preparadas para enganá-lo;
– o consumidor paga prejuízo por que acreditou no binômio “caro é bom”!
 
Confesso que eu mesmo já fui ludibriado por um Barolo, suposto melhor vinho de uma vinícola inédita no Brasil. Comprei-o numa das boas lojas do Rio, a preço justo (Barolos são caros) e na hora que reuni os amigos para degustá-lo foi aquele desapontamento: jogamos o vinho no ralo da pia.
 
Muitos anos após este triste episódio escutei uma história semelhante onde o protagonista foi capaz de desvendar o mistério: fora montada uma operação de guerra para desovar este vinho que, por problemas burocráticos, ficou retido num porto brasileiro em condições inadequadas. Todos os envolvidos sabiam que o vinho era ruim, mas nenhum deles quis arcar com o prejuízo de seu erro, repassando-o ao consumidor final, literalmente, vendendo gato por lebre, e caro. Nunca mais comprei nada desta loja e nem do vendedor. Não soube mais deles, acho que nem existem mais.
 
Um dos melhores colunistas sobre vinhos, Didu Russo (http://www.didu.com.br/), uma simpática figura que parece saída da imaginação de algum autor, tem em seu blog uma seção intitulada “50 paus” onde lista grandes vinhos que custam isto ou menos.
 
Sensacional! É disto que estamos falando!
 
 
Esta é a atitude que acaba com este falso conceito, nem todo vinho bom é caro.
 
Dica da Semana: direto do Blog do Didu – “A Bodega Dominio Cassis do Uruguai é uma vencedora das degustações da Confraria dos Sommeliers”.
 

Dominio Cassis Cabernet Franc 2008 
A vinícola Dominio Cassis está localizada a 10Km do Oceano Atlântico e a 4Km da Lagoa de Rocha em solo pedregoso, expostos aos ventos e à brisa marinha.

Os atributos do solo, de baixa matéria orgânica, pedregoso e profundo; bem como a exposição à influência do Oceano e as poucas chuvas que há na região, são ótimas condições para a qualidade da produção e permitindo uma maturação mais lenta das uvas, tendo um resultado de vinho de alta qualidade e de pequena produção.