#3 – Para as Damas o vinho deve ser leve, rosado e doce ou “Mulheres não bebem vinho tinto”…
Este mito é o oposto do anterior, publicado na coluna da semana passada. Outra mentira deslavada. Há vários caminhos para desmontar esta inverdade, o mais simples deles é nos lembrarmos do delicioso Vinho do Porto, um favorito de ambos os sexos. Embora existam versões em branco e em rosado, o tradicional é tinto e doce existindo, também, os estilos Dry (seco) e Semi-Sweet (meio doce).
Mas a melhor maneira de demonstrar como é falso este conceito é falar de enólogos, ou melhor, de enólogas, fantásticas mulheres que conseguiram se sobressair num mundo que, até bem pouco tempo, era 100% masculino. E não são poucas: perceberam, finalmente, que elas têm mais sensibilidade para criar vinhos!
Portugal é um dos produtores que apostam nas mãos femininas há algum tempo. Poderia citar um punhado de nomes, mas fico com uma das mais famosas para os brasileiros, Filipa Pato, filha de Luís Pato, um dos mais importantes enólogos portugueses.
Na terra dos vinhos tintos generosos e fortes, Filipa é uma apaixonada pelo que faz e incansável “workaholic”: além de trabalhar na empresa de seu pai, tem sua própria marca “FP” e ainda encontra tempo para se dedicar a uma empresa de exportação, a “Vinhos Doidos”.
Na Argentina vamos encontrar outro grupo feminino muito importante. Já mencionei aqui o vinho Vida e Alma Malbec, “filho único” de três enólogas, Marcela Casteller, e as irmãs Graciana e Eloisa Moneret. Outra enóloga de ponta é Andrea Marchiori sócia da cultuada Viña Cobos, profissional respeitadíssima. Seus vinhos da categoria Ultra Premium são distinguidos com as mais altas notas em todo o mundo.
Mas o grande exemplo é Suzana Balbo, enóloga e proprietária da “Domínio del Plata”, considerada como a Grande Dama do Vinho Argentino e que nos brinda com vinhos das linhas que levam seu nome (Suzana Balbo); Crios; Benmarco; Virtuoso; Nosotros e Anubis.
Consultora internacional de vinhos, por mais de 20 anos, decidiu em 1999 realizar o sonho de ter sua própria vinícola, escolhendo Lujan de Cuyo como seu terroir. O sucesso chegou rapidamente e se mantém até hoje. Desde 2009, conta com a ajuda de seu filho, José, enólogo formado na Universidade de Davis, Califórnia, e de sua filha Ana, graduada em Administração. Outro sonho realizado.
Embora não sejam formadas em enologia, duas outras “winemakers” promovem grandes revoluções no vinho argentino: Adriana Catena, filha do lendário Nicolas Catena Zapata, com sua inovadora vinícola “El Enemigo” e Alícia Mateu Arizu, proprietária da Viña Alicia e esposa de Alberto Arizu da Luigi Bosca.
O Chile também é pródigo em mulheres comandando a enologia de grandes vinícolas. Podemos citar, entre muitas, Cecilia Guzmán que está à frente da excelente Haras de Pirque (já recomendamos o Equus) e Paula Muñoz que conduz a inigualável Casa Lapostolle (Clos Apalta) pelos caminhos da excelência.
Na França as mulheres estão dando as cartas nas principais áreas produtoras, sejam enólogas ou eficientes dirigentes do negócio, uma tradição que remonta a 1805 quando Nicole-Barbe Ponsardin ficou viúva de François Clicquot e assumiu os negócios da família. Com mão de ferro eternizou a Marca Veuve Cliquot conhecida em todo o mundo.
Catherine Péré Vergé, recentemente falecida, é outro grande exemplo. Totalmente dedicada ao seu negócio que envolve as vinícolas Chateau La Violette, Chateau Le Gay e Chateau Montviel em Pomerol, La Graviere em Lalande-de-Pomerol, e a Bodega Monteviejo na Argentina. Supervisionava pessoalmente desde a poda até a venda de seus vinhos.
Poderia citar, tranquilamente, mais uma dezena delas.
Talvez o exemplo mais impressionante venha da Itália, dentro da família Antinori, produtores de joias como Tiganello, Solaia, Guado al Tasso e Cervaro della Sala. A empresa, que por 26 gerações foi comandada exclusivamente por varões, agora passa o bastão para 3 mulheres, filhas de Piero Antinori, atual comandante, que não teve filhos homens.
Albiera, Allegra, e Alessia estão promovendo uma fantástica modernização desta importante empresa, em todos os sentidos, para que ela dure, no mínimo, outras 26 gerações mantendo tradição e qualidade.
A nova sede da empresa, localizada numa colina próxima a Florença, no coração da Toscana, tem um projeto futurista e espetacular que representa fielmente a linha de trabalho atual. A um custo de 67 milhões de Euros, construíram o que poderia ser chamado de um castelo moderno, com total respeito ao meio ambiente: a vinícola fica “enterrada”. A imagem, fala por si.
Mais fotos neste link (role a tela): http://www.archea.it/pt-br/vinicola-antinori/
Agora, queridos leitores, imaginem se “elas” não bebessem vinhos tintos…
Dicas da Semana 1: para saber mais sobre a história da família Antinori, não deixem de ler este livro. Pode ser um belo presente para seu “amigo oculto”
É o relato, em primeira pessoa, do atual patriarca Piero Antinori. O livro é uma biografia de sua família e, também, de suas sete criações – os vinhos Montenisa Rosé, Villa Antinori, Solaia, Tignanello, Cervaro Della Sala, Antica Napa Valley Cabernet Sauvignon e Mezzo Braccio Monteloro.
Dica da Semana 2: Como ninguém é de ferro, vamos ao vinho, uma homenagem à Dama do vinho Argentino.
Com bela e intensa coloração violeta tem marcantes aromas de mirtilo, cerejas negras e violetas, amparado por notas de madeira e menta. Mesmo perfil de aromas se repete no paladar, com presença de ameixas maduras, baunilha e chocolate amargo. Seu paladar é redondo e de grande persistência.
Harmonização: carnes vermelhas grelhadas, queijos variados.
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