Seguindo em nossa caminhada pela Espanha, vamos apresentar dois vinhos, L’Ermita e o La Faraona, produzidos por enólogos de uma mesma família, Alvaro Palacios e Ricardo Perez Palacios, tio e sobrinho. Um está no Priorado o outro em Bierzo.
2 – L’Ermita
Alvaro Palacios (foto acima), após estudar enologia em Bordeaux, decidiu que não retornaria para os vinhedos de sua família na Rioja e saiu em busca de novos terroirs. Encantou-se com a região do Priorado, Catalunha, adquirindo a hoje conhecida Finca Dolfi, em 1990. Em 1993 adquiriu um segundo vinhedo, hoje considerado como o melhor desta região, o L’Ermita, plantado com a casta Garnacha nas inclinadas encostas de uma colina.
O talento deste enólogo elevou a qualidade dos vinhos desta região aos mais altos níveis. Este seu espetacular vinho, um corte das castas Garnacha e Carinena, entra na categoria dos “emocionantes”, um daqueles que se dá a vida para prova-lo: sedoso, elegante, cheio de frutas como cereja negra e amora além de uma equilibrada acidez.
Outros vinhos de sua autoria são os excelentes Camins del Priorat, Les Terrasses, Gratallops Vi de Vila e Finca Dolfi.
3 – La Faraona
Em 1999 nasce, pelas mãos de seu sobrinho, outro vinho que fez história no mundo da enologia. Com trajetória muito semelhante, Ricardo Perez Palacios, após completar seus estudos de enologia, trabalhou por muitos anos no Château Margaux em Bordeaux, em busca de aperfeiçoamento. Retornando ao seu país, inicia uma busca por novos territórios com vocação para grandes vinhos optando pela região de Bierzo. Com a ajuda de Alvaro, compram terras, plantam algumas castas, entre elas a Mencia, montando a vinícola Descedientes de J. Palacios. Desta parceria nasceriam alguns vinhos do mais alto nível.
A grande estrela, o La Faraona, beira o inacreditável. Elaborado a partir de uma parcela selecionada de apenas 1 hectare, rende pouco mais de 1 barrica (500 a 600 litros): muito poucos privilegiados podem desfrutar de uma destas exclusivas garrafas. Um autêntico “Single Vineyard”.
Apesar de pequena, esta vinícola produz uma interessante série de ótimos vinhos que vão desde outros “single vineyards”, Fontelas, Las Lamas, Moncerbal e San Martin, passa pelo estupendo Corullón e tem como vinho de entrada o que está na dica desta semana.
Curiosidades:
– um irmão de Alvaro, Rafael Palacios, produz excelentes vinhos na região de Valdeorras;
– a família Palacios tem um grande vinícola em Rioja, a Palacios Remondo;
– os dois vinhos mencionados nesta coluna estão entre os 10 mais caros da Espanha: de US$ 400.00 a US$ 1,000.00.
Com um Clã destes nada poderia dar errado…
Dica da Semana: o vinho de entrada desta segunda vinícola e que já foi comentado em uma de nossas colunas (http://oboletimdovinho.blogspot.com.br/2013/06/um-otimo-exemplo.html).
Petalos del Bierzo – $$$
Produzido na fria região de Bierzo com a uva Mencia, uma rara casta local que lembra a Cabernet Franc, recebeu na safra 2009 nada menos que 93 pontos da Wine Spectator, que o descreveu como “um tinto sem arestas, com densidade e harmonia” e “cheio de caráter”. Potente, concentrado e muito elegante, é um vinho de grande apelo, que já se tornou um enorme sucesso.
Robert Parker: 92 pontos (safra 11)
Wine Spectator: 93 pontos (safra 09)
Robert Parker: 90 pontos (safra 09)
Robert Parker: 90 pontos (safra 08)
Wine Spectator: 90 pontos (07)
Deixe um comentário