Ossos do ofício: algumas vezes sou convidado a explicar algum obscuro tema do mundo do vinho. Desta vez foi uma casta misteriosa, a “Turibana”, da qual nunca tinha ouvido falar. Como não gosto de deixar pergunta sem resposta e para aproveitar a chance de conhecer um pouco mais sobre este diversificado universo, fui pesquisar nas fontes habituais.
 
Nada, zero, zilch!
 
O jeito foi pedir mais informações aos amigos que propuseram a questão, a história veio completa agora:
 
Tinham recém-voltado da Europa num voo da Lufthansa. Como são muito chiques, optaram pela Business Class com suas confortáveis poltronas e jantar gourmet, onde degustaram um vinho branco elaborado com a tal uva desconhecida. Registram apenas do nome dela.
 
Qual o nome do vinho? De que país ou região?
 
Lembraram que tinham ficado com um cardápio e lá estava o vinho. Reparem a denominação da casta (no detalhe). Era um vinho italiano da região de Lugana, produzido pela vinícola Cà dei Frati.
 
 
 
Mistério desfeito?
 
Quase!
 
Pesquisando pelo vinho no site da vinícola encontramos a seguinte ficha técnica:
 
 
Havia uma pequena diferença: “Turibana” era na verdade “Turbiana”. Um erro de digitação cometido por quem escreveu o cardápio. Ainda assim uma casta desconhecida. Mais pesquisas seriam necessárias…
 
Graças ao Dr. José Vouillamoz, reconhecido geneticista das uvas, hoje é possível compreender as videiras das mais diversas formas, inclusive estudando as árvores genealógicas das diversas espécies. Através de seu compêndio, “Wine Grapes”, publicado com as autoras Jancis Robinson e Julia Harding, foi possível descobrir que Turbiana é uma denominação local da região de Lugana.
 
Esta uva é conhecida como “Trebbiano di Lugana”, que também é chamada de “Trebbiano di Soave” que por sua vez seria similar à internacionalmente conhecida casta Verdicchio. 
 
A confusão aumenta: afinal que uva é esta? Verdicchio ou Trebbiano?
 
Novas pesquisas apontaram para uma série de denominações similares para ambas as castas. Não vamos reproduzir a lista completa, mas vale a pena ver estes trechos selecionados:
 
Sinônimos de Verdicchio – … Terbiana, Torbiana, Trebbiano di Lugana, Trebbiano di Soave, Trebbiano verde, Trebbiano Veronese, Turbiana, Turbiana Moscato, Turbiano, Turviana …
 
Sinônimos de Trebbiano – … Trebbianello, Trebbiano, Trebbiano Della Fiamma, Trebbiano Di Cesene, Trebbiano Di Empoli, Trebbiano Di Lucca, Trebbiano Di Tortona, Trebbiano Fiorentino, Trebbiano Toscano, Trebbianone, Tribbiano, Tribbiano Forte, Turbiano, Trebbiano di Soave, Trebbiano Romagnolo, Trebbiano Gallo, Trebbiano d’Abruzzo …
 
Curiosamente dois sinônimos são comuns em ambas as listas: Turbiano e Trebbiano di Soave. Seria a mesma uva?
 
A maioria dos Ampelógrafos afirma que a Verdicchio é provavelmente indígena da região do Marche, Itália, mas apresenta alguma relação genética com a Trebbiano e a Greco, principalmente em alguns clones plantados nas regiões da Lombardia e Soave. A casta Greco é reconhecida como a ancestral de quase todas as uvas brancas nativas da Itália.
 
Mistério quase desfeito…
 
Dica da Semana:  um branco da mesma região, Lugana, com a casta Trebbiano.
 
Lugana San Benedetto DOC 2011
 
Apresenta coloração amarelo-palha com reflexos esverdeados com aromas defrutas cítricas, notas minerais e toques florais.
No palato o vinho é frutado e fresco, de corpo leve e com equilíbrio entre acidez e potência. Seu retro-gosto remete à frutas cítricas, confirmando as sensações aromáticas. Harmoniza com pratos à base de peixes em molhos de média intensidade, aperitivos e antepastos.