Qual a taça ideal para Vinho do Porto?

A associação Wines of Portugal promove, regularmente, interessantes cursos, seminários e degustações, sobre o mundo do vinho em Portugal. Recentemente, o Prof. G e eu, participamos de uma aula, seguida de um difícil teste, sobre as regiões vinícolas da “terrinha”, ministrada pelo excelente Alexandre Lalas.

Vários aspectos pouco conhecidos por nós foram abordados, mas, um em especial, prendeu a nossa atenção: qual seria a taça ideal para degustar um vinho do Porto?

Ao contrário de outros países produtores, tipicamente do Novo Mundo, em lugar de privilegiar uma casta específica como seu cartão de visita vínico, Portugal valoriza a sua diversidade de castas, única no mundo, não tendo uma uva insigne, mas um vinho icônico, o Porto.

A taça ideal para degustar um vinho tem sido motivo de diversos estudos. Um dos mais renomados fabricantes de taças de cristal, a Riedel, produz formatos específicos para cada tipo de vinho conhecido. Um de seus diretores faz periodicamente um giro por diversos países, demonstrando com degustações muito bem orientadas, a sua tese.

O vinho do Porto não foge à regra. Desde que me conheço por gente, via no bar da minha casa a garrafa decantadora e os “copinhos” igualmente decorados, destinados a servir e degustar este vinho.

Herdei os copinhos, é o primeiro à direita na foto que ilustra este texto. Durante muito tempo usei-os no serviço do Porto.

por-1

Mais tarde, influenciado pelo que era habitual nos elegantes restaurantes que frequentei ou na casa de amigos enófilos, utilizei diferentes cálices e até mesmo outros recipientes mais simples, nunca me preocupando muito se haveria uma taça adequada. (ninguém usava o copinho decorado…)

Na última viagem a Portugal, justamente quando visitei as caves da Taylor’s, em Vila Nova de Gaia, fui apresentado à taça que fora especialmente desenvolvida para este fortificado. Na foto ilustrativa, é a que está no centro da imagem. Basicamente é uma taça ISO, padrão em degustações técnicas, um pouco enfeitada e só.

Lalas, ao comentar o assunto, afirmou que ele prefere degustar este vinho numa taça comum, como a que está à esquerda na foto. Segundo ele, devemos apreciar cor, aromas e sabores, como qualquer outro vinho, para isto, a taça tipo Bordeaux é a ideal.

Pesquisando um pouco, cheguei ao site da Taylor’s (*), que tem uma página explicando como deve ser consumido um dos seus vinhos. Reproduzo o parágrafo sobre as taças:

“O tipo de copo correto

Nos últimos anos tem havido uma explosão no mercado de copos para vinho de diferentes formatos, todos a manifestarem a sua capacidade de oferecer a mais incrível das experiências vínicas através da sua forma e design. Só podemos estar agradecidos, pois isto permite-nos dizer adeus ao copo do tamanho de um dedal tão frequentemente utilizado e que tem sido a desgraça do vinho do Porto através dos tempos.

Não pense que tem que gastar uma fortuna nos seus copos para vinho do Porto. Use sim um copo de proporções adequadas, de vidro de boa qualidade. Isto permitirá apreciar corretamente os poderosos aromas e sabores que o vinho do Porto oferece. Com certeza não irá beber um bom Borgonha branco num copo minúsculo. Então porque fazer isso com um bom vinho do Porto? Não abafe o vinho, mas realce-o proporcionando-lhe o copo correto”.

Acho que isto encerra, de forma brilhante, esta discussão.

Vinho da Semana: um porto, sem dúvida. Beba gelado, como um branco, se possível numa boa taça.

por-2Porto Tawny Maynard’s

Demonstra a suavidade e o caráter frutado dos melhores Portos. Em boca este vinho combina harmonicamente elegantes notas de frutas maduras, frutas secas e canela.

Compre aqui: http://www.vinhosite.com.br/vinho-do-porto-tawny-maynards-tinta-roriz-touringa-franca-touringa-nacional/p

Ofertas Vinho Site: http://www.vinhosite.com.br/vinhos-da-semana

(*) http://www.taylor.pt/pt/apreciar-porto/copos-vinho-do-porto/

16 Comments

  1. Mario Bretas

    Aquele copinho dedal é de chorar…

    • Tuty

      Vamos fazer o seguinte:
      1 – tenho um bom Porto para ser degustado;
      2 – herdei 5 copinhos;
      3 – você, Chris, eu, Claudia, e quem mais?
      Abraço

      • Cleonice Cardozo da Silva

        Sabia resposta Tuty.

  2. jose

    Afinal, qual tamanho do copo correto para o vinho do porto? 100ml, 75ml,120ml?

    • Tuty

      Jose
      Vamos esclarecer este tópico um pouco mais: não confunda tamanho da taça com volume servido de vinho.
      Óbvio que ninguém vai conseguir servir volumes maiores em taças menores, mas o ponto deste texto, que lhe deixou com dúvida, era exatamente mostrar que o vinho do Porto deve ser degustado como qualquer outro vinho.
      Tanto o Alexandre Lalas, quanto o site da Taylor’s, um dos mais renomados produtores, advogam que deve ser usada uma taça normal, de boa qualidade, a mesma que você usa para os seus vinhos tintos.
      Sirva o volume que lhe for conveniente, geralmente um pouco menos que o usado para os vinhos não fortificados. Lembre-se que no caso do Porto o teor alcoólico é bem mais alto (19% a 22%).
      Nos restaurantes é comum servir o Porto num mesmo cálice que serviriam um licor. Existe uma razão para isto: lucro!
      O que nos leva a um outro assunto: uma vez aberto, o Porto tem uma vida útil bem limitada. Eis o que recomenda o Instituto dos Vinhos do Douro:
      “Depois de aberta a garrafa de vinho do Porto, a sua conservação dependerá da categoria de vinho do Porto e do local onde será guardada. Os tempos abaixo sugeridos servem como orientação, pelo que não se pretende afirmar que o vinho se deteriora completamente, mas que vai havendo uma lenta evolução que leva à perda das características sensoriais originais.

      Vintage: 1 a 2 dias
      LBV: 4 a 5 dias
      Crusted: 4 a 5 dias
      Ruby / Ruby Reserva: 8 a 10 dias
      Tawny / Tawny Reserva: 3 a 4 semanas
      Tawny com Indicação de Idade (10/20/30/40): Entre 1 a 4 meses (os mais novos menos tempo, os mais velhos mais tempo)
      Brancos com indicação de idade (10/20/30/40): Entre 1 a 4 meses (os mais novos menos tempo, os mais velhos mais tempo)
      Colheita: Entre 1 a 4 meses (os mais novos menos tempo, os mais velhos mais tempo)
      Brancos “standard” dependente do estilo: Moderno (frescos e frutados): 8/10 dias; Tradicionais (estilo oxidativo): 15/20 dias”.
      Pense nisto quando pedir um Porto em um restaurante.
      Abraço
      Tuty

      • Gabriel

        Muito obrigado, Tuty.

        Estava a pesquisar sobre a taça e o tempo de consumo. Matou os 2.

        Abraços,
        Gabriel

  3. Jancilena Gato de Sousa

    Obrigada, me ajudou muito as dicas de vinho e de taças, estava pesquisando sobre vinhos para harmonizar com doces e encontrei o perfeito, vinho do porto. Fiquei encantada com tudo que descobri sobre o vinho do porto!

    • Tuty

      Jancilena
      Agradeço seu comentário.
      Sempre que tiver alguma dúvida, volte a nos escrever.
      Abraço
      Tuty

  4. Fred

    Bom dia Tuty! Parabéns pelo post. Sou um apreciador de vinhos (tintos) e que recentemente venho descobrindo novos prazeres num branco, rose e principalmente porto !

    • Tuty

      Fred
      Agradeço seu comentário.
      Descobrir novos prazeres é sempre divertido.
      Abraço
      Tuty

  5. Leonardo Franco

    Excelente post e respostas que ajudaram bastante. Parabens!

    • Tuty

      Leonardo
      Agradeço seu comentário.
      Abraço

  6. Neide dos Santos

    Bom dia !
    Também estava pesquisando sobre a taça adequada para apreciar um porto…Que bom ter encontrado essa matéria….
    Encontrei, não somente, minha resposta, mas outras tb…Mto esclarecedora,Parabéns!

    • Tuty

      Bom dia.
      Agradeço seu comentário e fico feliz por ter ajudado.
      Estamos sempre com uma matéria nova por semana.
      Apareça sempre.
      Saúde!
      Tuty

  7. Nelio Barbosa

    Tuty ,
    Excelente esclarecimento, mas infelizmente as vezes servimos um vinho do Porto cordialmente para pessoas que sabemos se realmente apreciam , e para servi em uma taça correta correremos o risco desperdício. , na dúvida sirvo no cálice, não visando o lucro , mas evitando o desperdício .

    • Nelio Luciano Barbosa

      Digo : ” que não sabemos se apreciam “.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2024 O Boletim do Vinho

Theme by Anders NorenUp ↑