Este é o território das “louras suadas” e para invadi-lo é necessária uma boa dose de ousadia e muita paixão pela nossa bebida favorita.
A boa notícia é que já existem opções, nacionais e importadas, pensadas para enfrentar, em iguais condições, o domínio das Pilsen, Ale, Lager…
Em termos de variedade, o mundo do vinho tem tantas possibilidades quanto o universo cervejeiro. A propósito, alguns Filólogos advogam que o vinho nada mais é que uma cerveja de uva. Se pedirmos auxílio a Antropologia, fica claro que grãos fermentaram antes de uvas, colocando a “cerva”, talvez, como a mais antiga bebida fermentada.
A primeira possibilidade que vem à mente são os Espumantes. O aspecto é bastante semelhante, mas difere em termos de sabor e de efeitos colaterais: é bem mais alcoólico.
Brancos tranquilos como Chardonnay, Sauvignon Blanc ou Torrontés, vinhos facilmente encontrados em nosso território, podem desempenhar o papel de animador de blocos ou bailes sem fazer feio a nenhuma outra bebida.
Mas o nosso destaque vai para os rosados, sejam espumantes ou não. Nada combina mais com os festejos de momo do que uma taça com um bonito vinho rosé.
Por outro lado: “Huston, we have a problem”!
A célebre frase dos astronautas da Apollo 13 cabe perfeitamente aqui: garrafas de vidro, saca rolhas e taças de cristal são totalmente incompatíveis com manifestações populares e expressamente proibidas em bailes carnavalescos.
Entretanto, uma outra frase vem nos socorrer, desta vez bem nacional, de autoria de D. Pedro de Alcântara:
“Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação…”
Onde acrescentamos: “já existe vinho em lata, nacional e importado”.
Beleza!
A vinícola Giaretta, sediada em Guaporé, RS, produz três espumantes, nesta embalagem, com o sugestivo nome de OVNIH, um anagrama da palavra vinho, ou Objeto Vinífero Não Identificado.
O refrescante trio é composto por um espumante branco e outro rosado, ambos brut e um demi-sec elaborado com Moscatel. Dentro de uma faixa de preço compatível com o bolso de qualquer folião, tem tudo para se tornar uma nova mania.
Para saber mais, clique aqui: OVNIH
Com o divertido slogan “Mais vinhos, menos regras”, uma das pioneiras do vinho em lata, a australiana Barokes Wines, trouxe para o Brasil uma coleção de latinhas vínicas.
A coleção completa é composta de quatro espumantes e dois vinhos tranquilos:
– Espumante tinto brut (Cabernet, Shiraz e Merlot);
– Espumante rosado brut;
– Espumante branco brut (Chardonnay, Semillon);
– Espumante demi-sec Moscatel;
– Corte tinto de Cabernet, Shiraz e Merlot;
– Corte branco de Chardonnay e Semillon.
O preço também é acessível.
Para saber mais, clique aqui: BAROKES
Com relação à qualidade, ambos os produtos são corretos e dentro do esperado. São vinhos divertidos e refrescantes. Boa pedida para o carnaval.
Evoé!
Saúde e bons vinhos!
Vinho da Semana: para a turma do sofá e ar refrigerado, que prefere ficar assistindo o carnaval pela TV, temos esta deliciosa opção.
BRISE MARINE ROSE MEDITERRANEE
Um vinho frutado, leve, fresco e fácil de beber e com uma linda tonalidade rosada. Simplesmente delicioso.
Vai bem com: Peixe frito, Salames mais salgados, Torta salgada de cebola e enchovas, Salmonete, Bruschetas, Crostines e Canapés, Embutidos e Frios, Pão ou Torrada com Pastas Diversas, Salada de Legumes e Salgadinhos.
Compre aqui: Casa Rio Verde
Deixe um comentário