Presentes para o amigo enófilo

Presentear os nossos amigos que adoram vinhos nem sempre é uma tarefa simples. Existem presentes óbvios, como uma garrafa de vinho, o que traz dificuldades adicionais, por exemplo, como saber se vai agradar ou o quanto gastar neste presente.

A proposta da nossa coluna semanal é fugir do batido e presentear com objetos que são sempre necessários e bem-vindos. Elaboramos uma pequena lista, a seguir.

– Rolhas para vinhos tranquilos e para espumantes

Existem em diversos formatos e cores. Algumas incluem uma bomba de vácuo para aumentar a vida de um vinho depois de aberto. Preferimos as de silicone para os vinhos tranquilos e as metálicas para os espumantes.

Os preços giram em torno de 20 reais para as metálicas. As de silicone são vendidas em conjunto por um valor semelhante.

– Cooler térmico

Dois modelos são mais comuns, uma manta que enrola uma garrafa e o outro, tipo uma luva que veste a garrafa. Servem para vinhos tranquilos e espumantes. No verão brasileiro são imprescindíveis, até para aquele tinto que exige um “microclima” para ser degustado.

Preço em torno de 100 reais.

– Bolsa para transporte de garrafas

Outro acessório de grande utilidade. Pode ser uma simples bolsa de lona com alças largas para pendurar no ombro até sofisticadas e caras bolsas de couro que, além das garrafas, podem levar taças e outros acessórios.

Nossa sugestão recai nas mais simples, de Neoprene e térmicas, para um par de garrafas, pelo menos.

Preços a partir de 50 reais.

– Saca rolhas profissional

Nada melhor do que uma boa ferramenta na hora do serviço do vinho. Apresentamos dois modelos de saca-rolhas: o da direita é chamado de modelo Sommelier; o da esquerda é conhecido como “pinça” ou lâminas paralelas.

Existem inúmeros outros modelos, sofisticados e caros, que na hora “H” falham por que esquecemos de colocar pilhas ou carregar pelo USB …

Os modelos sugeridos são “old school” e infalíveis. O de lâminas paralelas é menos conhecido. Foi desenvolvido para abrir vinhos antigos, não estraga a rolha. Pode abrir vinhos novos, sem problemas. Exige algum treino para dominar sua técnica.

Preços em torno de 150 reais para o primeiro e 50 reais para o segundo.

– Decantador e aerador

Dois acessórios muito úteis, principalmente o aerador: pequeno, leve e eficiente. Ambos fazem o mesmo trabalho, em linhas gerais. A vantagem do decantador é permitir a separação de sedimentos, presentes em alguns tipos de vinhos.

Existem aeradores com pequenas telas filtrantes. São mais caros e nem sempre dão conta do recado, colmatando facilmente.

Preços a partir de 50 reais. Para os decantadores de cristal, calculem acima de 200 reais.

– Balde de gelo/Champanheira

Um presente que deve ser avaliado com cuidado, afinal, é uma peça grande e o amigo pode não ter onde guardá-la.

Mas é uma mão na roda, principalmente os que servem como balde de gelo, também.

A nossa sugestão é um modelo como o da foto, onde duas garrafas podem ser acomodadas. Prefiram os de acrílico.

Preços a partir de 20 reais.

Saúde, bons vinhos e ótimos presentes!

Créditos:

Imagem de abertura por Freepik

2 Comments

  1. Hubert Reingruber

    Parabéns pela ótima matéria! Com certeza abre a mente para outros presentes.

  2. Joel Braga

    Otimas sugestões!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2024 O Boletim do Vinho

Theme by Anders NorenUp ↑