Todo Enófilo de boa cepa, iniciante ou experiente, precisa ter alguns livros por perto, principalmente para aqueles momentos de dúvidas que sempre vão surgir.

O nosso mercado editorial está bem abastecido com ótimos volumes, não só de produção nacional como boas traduções de livros consagrados internacionalmente.

Para compilar esta listinha, visitamos o site de uma livraria “on-line” e escolhemos alguns exemplares. Um pouco de tudo, passeando desde o básico, harmonização, degustação, vinho brasileiro e enciclopédias.

Vamos apresentá-los divididos em categorias. O ideal é formar a biblioteca passo a passo, sem pressa. Habituem-se a frequentar as boas livrarias e examinar o livro antes de adquiri-lo. Desta forma, estaremos sempre por dentro das novidades.

1 – Livros indispensáveis:

OS SEGREDOS DO VINHO PARA INICIANTES E INICIADOS

Um dos mais completos livros sobre vinho já publicados no país. Muito abrangente, incluindo capítulos que vão desde a elaboração até a compra, armazenamento e serviço do vinho.

O GUIA ESSENCIAL DO VINHO: WINE FOLLY

Este livro decorre do famoso site, homônimo, norte americano. Boa tradução, fartamente ilustrado e com ótimas explicações sobre os diferentes tipos de castas.

2 – Degustação:

O PASSO A PASSO DA DEGUSTAÇÃO

Livro perfeito para a turma que deseja compreender aqueles “mistérios” da degustação. Escrito pelo famoso Celio Alzer, um dos melhores professores sobre vinhos, em geral, e particularmente sobre a enogastronomia.

3 – Harmonização:

FEITOS UM PARA O OUTRO

Outro grande livro do Celio Alzer. Um verdadeiro clássico sobre este complicado tema. Suas sugestões são simplesmente perfeitas.

4 – Vinho brasileiro:

GENTE, LUGARES E VINHOS DO BRASIL

Rogério Dardeau é um especialista em vinícolas brasileiras e seus vinhos. Esta coletânea está dividia em 2 volumes. Imprescindível para quem deseja se aprofundar na nossa vinicultura.

5 – Cultura geral sobre o vinho:

A INCRÍVEL HISTÓRIA DO VINHO

Um livro muito interessante e cheio de curiosidades. Nada melhor que descobrir a origem, milenar, desta bebida, que está ligada à nossa história. Uma leitura extraordinária!

6 – Enciclopédia:

ENCICLOPÉDIA DO VINHO: VINHOS, VINHEDOS E VINÍCOLAS

Uma das obras mais completas que existem no mercado. Escrita por Hugh Johnson, um importante crítico de vinhos da Inglaterra. Muito abrangente, cobrindo os principais produtores do mundo.

Esta listinha não é obrigatória, são apenas sugestões. Existem outras boas opções nas livrarias. Um outro tipo de publicação que devemos levar em consideração são os denominados “Guia de Vinhos”. Dois se destacam:

– O conhecido “Descorchados”, o mais completo sobre vinhos sul-americanos;

– O guia da revista Adega, com edições sobre o Brasil, Portugal e Espanha.

Ambos oferecem versões digitais.

Saúde, bons vinhos!

N.B.: Visitarei algumas vinícolas em Portugal e Espanha, durante o mês de maio. A publicação semanal, desta coluna, pode sofrer interrupções imprevistas.

Dica da Karina – Cave Nacional

Casa Geraldo – Relicário Marselan e Touriga Nacional 2022

Em 1969 a família Marcon início o plantio de uvas para comercialização, na Fazenda São Geraldo. 3 gerações desta família deram continuidade ao negócio e hoje a Casa Geraldo é um dos maiores produtores de vinhos no Brasil. Localizada em Andradas, Minas Gerais, desde 2012 adotou o método da poda invertida para a realização de vinhos finos de rótulos próprios.

O Relicário Marselan e Touriga Nacional, safra 2022, é um blend de duas uvas intensas e de estrutura com estágio de 6 meses em barricas de carvalho francês. Possui coloração intensa, tonalidade vívida. No aroma apresenta alcaçuz, cassis, ameixa passa, terroso herbáceo e pimentão vermelho. Acidez refrescante, grande personalidade. Estrutura complexa e rusticidade. Excelente para harmonizar com queijos, carnes e massas de molho intenso.

A Cave Nacional envia para todo o Brasil.

CRÉDITOS: Imagem de abertura obtida no Freepik