
Todo apreciador de vinhos acaba se tornando, por tabela, um colecionador. A primeira coleção será uma de boas garrafas desta fantástica bebida.
A segunda, menos intuitiva, é uma coleção dos chamados “acessórios”, sem os quais, abrir e degustar um bom néctar é praticamente impossível.
Eles podem ser classificados em algumas categorias. Por exemplo, os indispensáveis: um bom saca-rolhas e taças.
Um outro grupo poderíamos chamar de sofisticados. Nele incluíramos um decantador, termômetro, bico corta gotas e diversos tipos de fechamento de garrafas, tais como, rolhas de silicone, tampões a vácuo, inclusive para espumantes.
Itens como aeradores, Coravin, resfriadores e/ou bolsas térmicas se enquadram num perfil tecnológico.
Mas, existe um conjunto de acessórios, pouco usuais, que foram criados para resolver problemas muito específicos. São os “exóticos”, pequenas soluções que podem tirar um Enófilo de situações bem difíceis.
Um problema bem comum, com garrafas que foram adegadas por alguns anos, são as rolhas que se esfarelam, ao tentarmos usar um saca-rolhas convencional.
O nosso amigo neste momento é o Saca–rolhas de lâminas paralelas.

Sem nenhuma semelhança com o seu “primo” mais popular, esta preciosa engenhoca é perfeita para o que se propõe. As duas lâminas vão ser inseridas entre a rolha e o gargalo, com suaves movimentos de vai e vem. Depois, com um movimento giratório, puxamos a rolha para fora.
O segundo problema que vamos lidar quando abrimos uma garrafa envelhecida é a maior quantidade de borras, não só acumuladas no fundo, como as mais finas em suspensão.
Existe um solução clássica, o decantador. Com um pouco de treino, um bom Sommelier consegue um ótimo resultado, além de um espetáculo plástico muito interessante.
Para os simples apreciadores, existem dois curiosos utensílios. O primeiro é o funil/filtro.

Muito fácil de ser usado, bastando colocá-lo na boca do decantador e verter o líquido nele. Simples e direto.
O segundo utensílio, um verdadeiro achado, é o bico corta gotas filtrante.

Um verdadeiro multitarefas, pois ainda conta com uma tampa para ajudar a preservar o que não foi consumido.
Sua utilização é intuitiva: coloque-o no lugar da rolha recém extraída e sirva o vinho.
Neste grupo, poderíamos incluir mais objetos, como um sabre e as tenazes aquecidas, que vão atuar diretamente sobre a garrafa, quebrando o vidro. Mas não é para os simples mortais. Vamos deixá-los para a turma dos efeitos especiais.
Saúde, bons vinhos!
Dica da Karina – Cave Nacional

Tertúlia Ramella – Alvarinho 2023
Tertúlia e Ramella é uma pequena vinícola de vinhos autorais criada em 2022 pelo casal Eduardo Molon e Paula Ramella, localizada em Monte Belo do Sul. Tertúlia é uma palavra espanhola que se refere a uma reunião informal entre amigos ou conhecidos onde se compartilham ideias, opiniões e experiências para promover a convivência social.
O Tertúlia Ramella AIRE Alvarinho safra 2023 passa 10 meses de maturação em barricas de carvalho americano. AIRE, o elemento capaz de formar brisas leves ou ventos destruidores. O alvarinho, assim como o ar, é delicado e perfumado. Possui visual amarelo dourado e no nariz notas de frutas tropicais e favo de mel. Em boca o vinho é estruturado, possui predominância de frutas amarelas, baunilha e mel. Complexo e persistente em boca, com equilíbrio de álcool e acidez.
A Cave Nacional envia para todo o Brasil.
CRÉDITOS:
Imagem de abertura obtida no Freepik
Fotos dedicadas dos acessórios obtidas no site da Amazon
Fiquei com medo de furar meu dedo nas lâminas desse saca rolhas, mas gostei do bico de gotas.
Faltou você dizer aonde compramos esses acessórios. Procurei com o nome de “bico corta gotas filtrante” e não achei. Pode indicar aonde comprar?
Abraços